Quais as maiores raÌdios de São Paulo

Quais as maiores raÌdios de São Paulo

As maiores rádios de São Paulo

O rádio foi um dos principais meios de comunicação no século XX. E, atualmente, sobrevive, ao longo dos anos, como uma grande ferramenta no campo do entretenimento. Desde a primeira transmissão radiofônica, que ocorreu em 7 de setembro de 1922, em homenagem ao centenário da independência, o público deste veículo foi crescendo cada vez mais, alcançando o auge da popularidade; no Brasil, nas décadas de 40 a 50, período que ficou popularmente conhecido como Era do rádio.

Muita coisa mudou de lá para cá, com a expansão do uso dos televisores e o surgimento da internet. O rádio, consequentemente, perdeu força para os demais aparelhos concorrentes, porém não podemos dizer que perdeu qualidade. O último ranking de IBOPE, produzido pela Easy Média, mostra 8 emissoras que ainda são muito influentes na vida dos paulistanos. Esse estudo leva em consideração tanto o cruzamento de informações de rádios e agências quando números que correspondem ao índice de audiência.

Como emissora mais popular, aparece a Band FM (frequência 96.1), que tem a sua sede na região do Morumbi e pertence ao Grupo Bandeirantes de Comunicação. A rádio caracteriza-se como uma programação mais eclética e dinâmica; alternando entre um conteúdo mais jovial, como músicas POP e eletrônica, além de tocar grandes sucessos do final da década passada, como samba e pagode.

Em segundo lugar, consta uma emissora muito menos eclética que a anterior. A Nativa FM (frequência 95.3) que apresenta uma programação muito mais ligada ao público sertanejo, tanto por estar sempre tocando grandes clássicos no fim da noite, como Tonico e Tinoco e Milionário e José Rico, quanto por ter parceria com artistas recentes bem conhecidos, como Luan Santana e a dupla Zezé di Camargo e Luciano.

A terceira radio importante é a Transcontinental FM (frequência 104.7), que tem a sua sede na região de Mogi das Cruzes, foi criada para atender o público classe A, por meio de músicas internacionais e orquestradas. Porém, passou por uma transformação, em 1991, que mudou bastante a programação; caracterizando-se como um projeto que aposta muito na participação dos ouvintes e investe massivamente em música brasileira, mais especificamente em samba e pagode.

A quarta rádio é a Vida FM (frequência 96.5) sediada em São Paulo, mas concessionária na cidade de São José dos Campos. Tem como foco o público evangélico, fato que lhe garante grande aceitação no mercado. Atualmente, a emissora passa por problemas em relação à sua concessão e alterna entre conteúdos na internet e programação na rádio FM.

A quinta é a TOP FM (frequência 104.1) possui concessão na cidade de Guarulhos com a programação FM e na cidade de Itapevi para os ouvintes AM. Foi inaugurada em 1996 e tem a sede fica em São Paulo, mais especificamente na avenida Paulista. Essa emissora mudou recentemente de nome, visto que anteriormente se chamava Tupi FM, mas permanece atingindo o mesmo público sertanejo. Tal como a Nativa FM, a rádio tem um conteúdo que mescla os maiores sucessos antigos com a programação atual. Sem contar com a forte participação do público durante a programação, tanto em jogos que oferecem brindes quanto em programas mais sérios.

A sexta é a Alpha FM (frequência 101.7) sediada na avenida paulista, mas concessionária do município de Osasco; foi fundada em 1987 e pertence ao Grupo Camargo de Comunicação. Com uma programação voltada, principalmente, para o público mais velho, dispõe de um grande acervo de músicas nacionais e internacionais do gênero adulto contemporâneo, como flashbacks das décadas de 1970 e 1980.

A sétima é a Gazeta FM (frequência 88.1). A sede está localizada na avenida paulista e existe desde 1976. A estação de rádio pertence à Fundação Cásper Líbero e possui uma programação eclética, porque alterna o conteúdo entre clássicos e atuais. Além disso, possui uma grande interação com os ouvintes graças aos projetos Verão e às comemorações de aniversários e criação de shows. Outro ponto forte dessa emissora é o jornalismo, que atua 24 horas por dia para trazer informações recentes à população.

A oitava e última é a MIX FM, conhecida também como Rede MIX de Rádio. A rede está localizada no Paraíso e foi criada em 1995, pertencente ao Grupo Objetivo. Grande parte do público é jovem e está focada, principalmente, em conteúdos mais ligados ao gênero POP.

 

Comments are closed.