Como posso fazer compras com código de barras

Como posso fazer compras com código de barras

O que é um Código de Barras e sua importância

Comprar códigos de barras é indispensável para qualquer negócio. Saiba aqui o que é código de barras e todos os benefícios desta ferramenta.

Originalmente criado para auxiliar os mercados a aumentar a velocidade do processo de verificação na saída de produtos, os códigos de barras são encontrados em praticamente toda a atividade comercial atualmente. Por meio desta ferramenta, é possível identificar um produto de maneira rápida e prática, além de controlar sua entrada e saída do estoque, por exemplo. Além disso, a utilização desses códigos reduzem as chances de erros a praticamente zero, uma vez que eles são padronizados e lidos automaticamente. Saiba mais sobre este instrumento que transformou os processos de compra e venda, afinal, as filas de supermercado seriam muito mais demoradas sem o código de barras.

O que é Código de Barras ?

O código de barras é a representação gráfica de uma sequência numérica utilizada para identificar um produto. Tanto a representação gráfica quando a numérica possuem o mesmo valor, assim, quando um código de barras está ilegível, o operador pode digitar os números no sistema para obter o mesmo resultado que um leitor de código de barras. Esse conjunto numérico é único, ou seja, não existem produtos diferentes com o mesmo código. Geralmente, os códigos de barras se apresentam ao consumidor de duas maneiras: podem estar impressos direto nas embalagens, como em produtos enlatados, e também podem ser inseridos posteriormente, como ocorre em algumas embalagens plásticas. Neste último caso, é fundamental que o empreendedor possua uma impressora de etiquetas, pois, com este equipamento, é possível imprimir e inserir os códigos de barras nos produtos. No entanto, apenas os códigos não são suficientes para tornar a empresa mais ágil. É necessário que o código de barras seja traduzido para uma linguagem acessível e transformado em informações que ajudem o comerciante a manter o controle de dados. A principal ferramenta recomendada para este processo são os leitores de códigos de barra. Estes dispositivos tem a função de capturar, decodificar, e tranferir os códigos para um computador, onde serão analisados por um software adequado.

Hoje, a maioria dos estabelecimentos utiliza códigos de barras para agilizar e automatizar as tarefas diárias, como o controle de estoque, em panificadoras, área da saúde, varejo e vários outros setores. A utilização do código de barras é indispensável em grandes centros de distribuição por sua praticidade e eficiência, mas as pequenas empresas também podem se beneficiar, ganhando em organização e na melhora das atividades internas e administrativas.

Agora que você ja sabe o que é código de barras, aprenda quais os modelos desses códigos e qual a função de cada um.

Tipos de Código de Barras

Atualmente, existem duas formas mais utilizadas de código de barras para os produtos: UPC e EAN. O primeiro é largamente utilizado nos Estados Unidos e no Canadá, já o segundo é padrão no resto do mundo, incluindo no Brasil. A maioria dos comércios vem passando por um processo de atualização, para que possam aceitar esses dois tipos de códigos, aumentando sua versatilidade. No entanto, é sempre recomendado que haja uma verificação de qual código usar dependendo da localização em que o produto vai circular.

A principal diferença entre os códigos UPC e EAN se dá com relação ao número de dígitos. O modelo UPC utiliza um padrão de 12 dígitos em sua estrutura, isto é, são 12 números que serão codificados através do código de barras. Já o EAN apresenta 13 dígitos. Vale ressaltar que, apesar de estruturas diferentes, ambos os códigos têm a mesma fução: a identificação de mercadorias.

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